A alopecia é muito frequente, sobretudo entre a população masculina. Sabia que Portugal é um dos países com maior percentagem de calvície no mundo? De facto, oito dos dez países com mais pessoas calvas no planeta estão na Europa. É certamente uma boa razão para lhe dedicar um dia, 7 de outubro, data em que se celebra o Dia Mundial da Careca. Mas não há que ter vergonha – a queda de cabelo é natural. Felizmente, temos agora opção entre ficar careca com estilo ou recuperar definitivamente o cabelo com um transplante capilar. Tudo graças aos avanços no diagnóstico, tratamento e investigação na área da alopecia, bem como aos desenvolvimentos tecnológicos.
A calvície pode afetar a sua saúde mental
Nos últimos anos, a perceção social da calvície mudou e existe uma relação mais natural com a alopecia, existindo mesmo um Dia Mundial dos Calvos. As pessoas que sofrem de calvície falam abertamente sobre o assunto e recorrem a especialistas para tratar esta doença.
Sabemos que estar confortável com a nossa aparência é essencial para a confiança e autoestima e o cabelo é uma parte muito importante da nossa imagem e identidade. É por isso que, se a alopecia afetar o nosso estado de espírito, deve procurar uma solução. Os últimos avanços médicos e tecnológicos possibilitam esquecer de vez a calvície e recuperar o cabelo perdido. E com isso, segurança e paz de espírito.
Diga adeus à calvície com um Transplante Capilar
Já deixámos para trás os tempos em que só existiam soluções parciais para a alopecia, ou seja, aquelas que podiam ser retiradas e recolocadas.
A alopecia androgénica, que afeta até 80% dos homens e até 30% das mulheres, é a mais comum e, por isso, a mais estudada. Existem múltiplos tratamentos para a atenuar, embora o Transplante Capilar seja a única opção definitiva, também nos casos de alopécia traumática. Medicamentos como o Minoxidil, a Dutasterida ou a Finasterida, bem como complexos vitamínicos orais podem retardar a sua progressão. Da mesma forma, tratamentos capilares como a mesoterapia capilar (MesoHair), o Plasma Rico em Plaquetas (PRP) ou o Capacete de Fotobiomodulação também podem ser úteis para melhorar a saúde do cabelo, parar a queda ou melhorar os resultados de um transplante capilar. Mas, como dissemos, o transplante capilar é, atualmente, a única solução definitiva para a alopecia. Trata-se de uma operação sob anestesia local, durante a qual as unidades foliculares da zona dadora (occipital e lateral) são transplantadas para as zonas com alopecia (frontal e coroa). É um processo muito meticuloso que requer profissionais altamente especializados e em constante formação, como os que irá encontrar nas clínicas do Grupo Insparya.
Quer seja parcial ou total, resultado de alopecia ou de corte de cabelo, hoje, Dia Mundial do Calvo, é uma boa altura para se orgulhar de si próprio, se assim o decidir fazer. E, se quiser encontrar uma solução e recuperar o seu cabelo, no Grupo Insparya estamos ao seu dispor, com mais de 40 mil transplantes capilares realizados com sucesso.
Contacte-nos já e faça da sua calvície uma coisa do passado!