A perda de cabelo é um problema muito sério e a cada ano os transplantes de cabelo vão conseguindo alcançar um grau de perfeição superior, dando soluções não só do ponto de vista de imagem, mas também e até mais importante no campo da autoestima e saúde. Ao longo dos anos, mais pessoas dependem desta solução muito eficaz para lidar com os seus problemas de alopécia. Mas, como tudo na vida, há sempre alguns detalhes curiosos. Neste artigo trazemos-lhe as curiosidades mais marcantes na +área da calvície e perda de cabelo.
5 Curiosidades da perda de cabelo
1) A primeira curiosidade que encontramos é que para a perda de cabelo ser perceptível para o olho humano, tem de a ver uma perda de cabelo de cerca de 50% do cabelo total!
O cabelo nasce no couro cabeludo, e está localizado dentro das unidades foliculares, que podem conter diferentes quantidades de cabelo. Em média 20% das unidades foliculares contém apenas um cabelo, 45% contém dois, 30% contém três e 10% contém quatro ou mais cabelos.
É também uma realidade que existem muitos fatores que contribuem para a perda de cabelo e calvície subsequente.
2) A segunda curiosidade é que há alopécia pontual e permanente. Assim, alguns casos podem ser resolvidos sem a necessidade de transplante e apenas com recurso a tratamentos capilares, por outro lado muitas vezes o Transplante é a única solução.
Existem diferentes tipos de alopécia e há quase tantas causas quanto tipos ou variantes dessa patologia, sendo possível distinguir entre alopécia aguda, alopécia crónica e alopécia definitiva.
A alopécia aguda é reversível e pode ser causada por várias situações que causam danos no couro cabeludo, como stress, déficit nutricional, infeções (bactérias ou fungos), desequilíbrios hormonais, uso excessivo de fontes de calor ou substâncias tóxicas (gel, laca, cera).
Também medicamentos e tratamentos de radiação, utilizados para outras patologias, podem causar perda aguda de cabelo.
Uma vez que o gatilho para a perda de cabelo é removido, o cabelo nasce saudável novamente.
Por outro lado, temos queda irreversível de cabelo, aquela em que o cabelo não é substituído novamente por novos cabelos, chamada de alopécia crónica. Existem vários tipos de alopécia crónica causada na grande maioria dos casos por uma combinação de vários fatores, sendo o fator genético o mais decisivo na alopécia androgenética.
Nestes casos, a única solução definitiva para recuperar a área desprovida de cabelo é recorrer ao transplante de cabelo.
3) A terceira curiosidade certamente acalmará muitas pessoas preocupadas com a perda de cabelo e consiste na perda diária normal de 50 a 100 cabelos, mas a maior parte desse cabelo renasce, porque a unidade folicular permaneceu intacta, não sendo assim motivo para se preocupar. Pode respirar de alívio!
4) A quarta curiosidade que encontramos é que a alopécia afeta aproximadamente 50% dos homens e cerca de 30-40% das mulheres, piorando ao longo dos anos.
Cada paciente deve ser submetido a uma avaliação completa, para que o tipo de alopécia apresentada possa ser determinado. Também será importante levar em consideração a densidade capilar, pois é um dos fatores mais importantes na avaliação do paciente e, portanto, é possível definir a quantidade de cabelo a ser transplantado.
5) A quinta e última curiosidade é que é possível que, em um único procedimento efetuado por equipas médicas e de enfermagem treinadas, sejam transplantadas cerca de 4.000 unidades foliculares, o que corresponde a mais de 9.000 cabelos, permitindo cobrir uma grande parte da área desprovida de cabelos e, assim, devolver a imagem desejada ao paciente.
Se tem perda de cabelo e não sabe o motivo, é conveniente fazer uma avaliação clínica do problema. A Insparya não é apenas uma clínica, é parte integrante do maior grupo clínico de Investigação, Diagnóstico e Tratamento da Alopécia, sendo o número 1 em transplantes de cabelo na Europa e em constante desenvolvimento nos campos da ciência, tecnologia e investigação. Se deseja uma avaliação pelos melhores, confie na Insparya. O Cristiano Ronaldo confia.