Se é um entusiasta do desporto, tanto amador ou profissional, certamente terá ouvido falar sobre creatina. Cresceu uma lenda em torno deste suplemento que sugere uma possível ligação entre o consumo de creatina e a calvície. Mas existe alguma evidência científica de que promove a queda de cabelo?
Leia o nosso artigo e descubra para que é utilizada a creatina, como funciona no organismo, bem como a possível ligação à perda permanente de cabelo.
O que é exactamente a creatina?
No campo do desporto, a creatina é um suplemento dietético cujo objetivo é aumentar e ganhar mais massa muscular. É formada a partir de determinados aminoácidos, incluindo arginina, glicina e metionina, e tem sido utilizada desde os anos 90 para melhorar tanto a força muscular como a energia dos atletas.
A procura deste suplemento deu origem a mitos e dúvidas sobre o seu consumo. Entre eles, está a relação direta com a possível queda de cabelo e os possíveis efeitos secundários que pode provocar no organismo.
Como funciona a creatina?
Quando a creatina é consumida, o corpo utiliza o excedente dos aminoácidos que não existiam anteriormente. A sua principal função é imitar as ações destas substâncias no próprio músculo.
Diversos estudos científicos e médicos demonstraram que é possível aumentar até 5% a força muscular nos músculos peitorais, ao combinar o consumo de creatina com exercício físico regular.
A relação entre a possível queda de cabelo e a creatina surgiu pela primeira vez em 2009 com a publicação de um estudo de van der Merwe J, publicado no Clinical Journal of Sport Medicine. O estudo avaliou os possíveis efeitos secundários do consumo de creatina num grupo de jogadores de rugby.
Os resultados deste estudo indicaram que o consumo recorrente de creatina levou a um aumento de mais de 50% na concentração de diidrotestosterona (DHT) nestes jogadores. Esta é uma das hormonas ligadas à alopecia androgénica.
A creatina pode causar queda de cabelo?
Embora seja verdade que as análises desta investigação fizeram disparar todos os sinais de alerta, até à data não existem provas que concluam a 100% que a creatina provoca a queda de cabelo. Também não é claro que a creatina possa aumentar os níveis de DHT.
Para prevenir a queda de cabelo, a Insparya convida-o a vir a uma consulta grátis em qualquer uma das nossas clínicas. A nossa equipa médica fará uma análise minuciosa para avaliar a sua saúde capilar e irá propor os melhores tratamentos de acordo com as suas necessidades.
Ao longo dos anos, tornámo-nos especialistas em técnicas de vanguarda como a Mesoterapia Capilar, Plasma Rico em Plaquetas, Laser de Baixa Frequência e Micropigmentação Capilar. Qualquer um destes tratamentos será completamente adaptado às suas necessidades e permitir-lhe-á pôr fim à sua calvície.