Folículo piloso, o que é?
Cuidar da saúde do nosso cabelo e prevenir a alopécia significa ter folículos capilares saudáveis. Estes não são mais do que uma espécie de saco no interior do qual o cabelo cresce. Se quiser saber mais sobre as partes do folículo piloso, como cresce e as suas funções, continue a ler.
O que é um folículo piloso?
O folículo piloso é uma estrutura complexa em forma de saco onde cresce o cabelo. Está localizado na epiderme (camada exterior) da pele. O cabelo começa a crescer na base do folículo piloso, onde a raiz, constituída por células proteicas, é alimentada pelo sangue dos vasos sanguíneos próximos. A haste cresce através da epiderme.
Onde estão localizados os folículos pilosos?
O cabelo tem uma estrutura simples, mas tem funções importantes no funcionamento do organismo. É constituído por uma proteína resistente chamada queratina e por um folículo piloso que fixa cada pelo à pele.
O bolbo piloso forma a base do folículo piloso e é onde as células vivas se dividem e crescem para construir o fio de cabelo. Os vasos sanguíneos alimentam as células do bolbo piloso e fornecem hormonas que modificam o crescimento e a estrutura do cabelo em diferentes alturas da vida.
Os folículos pilosos estendem-se da epiderme para a derme, estendendo-se ligeiramente para a hipoderme, que é uma camada gordurosa logo abaixo da pele.
Como é formado o folículo piloso?
A formação do folículo piloso ocorre durante a embriogénese. Depende de uma série de sinais enviados entre as células dérmicas e as células epiteliais superficiais, que causam alterações no destino de ambas as populações celulares. Isto resulta na diferenciação da haste capilar, das bainhas radiculares e da papila dérmica.
Qual é a função dos folículos pilosos?
Quando o cabelo enfraquece, não cresce ou cai, o problema reside geralmente nos folículos pilosos. A boa saúde do cabelo depende, em grande medida, do estado dos folículos pilosos.
Com a idade, o folículo diminui, dando origem a cabelos cada vez mais finos e curtos, até chegar a um ponto em que não são produzidos novos cabelos e o folículo chega mesmo a morrer e a cicatrizar. Nestes casos, a única opção para ter uma nova juba é um transplante capilar.
Se estivermos nessa primeira fase em que notamos que o cabelo enfraquece e começa a cair, podemos optar por tratamentos contra a alopecia como o Minoxidil, um vasodilatador que estimula os folículos capilares, fornecendo uma maior quantidade de sangue. Isto atrasa a queda do cabelo e faz com que o cabelo volte a crescer.
Existe também a opção de tratamento com Dutasterida, um anti-androgénio que se tem mostrado eficaz contra a queda de cabelo, uma vez que previne a queda de cabelo devido à ação das hormonas masculinas. Além disso, o Plasma Rico em Plaquetas (PRP) combinado com a mesoterapia capilar irá nutrir e estimular os folículos nas áreas afectadas pela alopecia.
É de notar que se a foliculite no couro cabeludo não for tratada corretamente, os folículos podem ficar danificados. Felizmente, esta condição inflamatória comum é fácil de resolver.