Insparya Science: investigação biomédica para acabar com a alopécia
Sabemos que a alopécia pode ser um grande problema para quem sofre desta doença. É por isso que no Grupo Insparya trabalhamos incansavelmente para oferecer alternativas a todos os nossos pacientes, também àqueles cuja área doadora não permite um transplante capilar. Para isso, apostamos na investigação e na tecnologia como forma de pôr fim a uma patologia que afeta profundamente a autoestima e a saúde mental de quem a sofre. Tanto assim é que somos o único grupo clínico capilar que investe em investigação biomédica e tecnológica.
Até há pouco tempo, a alopécia androgenética, a mais frequente tanto em homens como em mulheres, era tratada com tratamentos farmacológicos como o Minoxidil e a Finasterida. No entanto, o transplante capilar é, sem dúvida, o tratamento estrela, pois é a única solução definitiva para a queda de cabelo. A Insparya é líder neste procedimento, com mais de 50.000 pacientes transplantados ao longo de 14 anos de experiência. Mas, apesar de ser a opção mais eficaz para recuperar o cabelo, não é válida para todos os casos. Como dissemos, um dos limites é a densidade da área doadora; se não for suficiente para cobrir as áreas com alopécia sem ficar comprometida, o transplante não é viável.
Medicina regenerativa capilar para acabar com a alopécia quando o transplante capilar não é uma opção
Então, qual é a solução para a alopécia quando o transplante capilar não é uma opção? Descobri-la é o principal objetivo da Insparya Hair Science, a divisão da Insparya focada no desenvolvimento de estratégias de regeneração e rejuvenescimento capilar. Tudo com uma base sólida de conhecimentos interdisciplinares e abordagens multimetodológicas com o objetivo de banir a alopécia das nossas vidas.
Neste trabalho de investigação, a Insparya centrou-se na multiplicação das unidades foliculares. Este é, sem dúvida, o futuro dos tratamentos definitivos para a alopécia. Assim, trabalhamos para desenvolver terapias farmacológicas regenerativas, baseadas em células inovadoras, para que os pacientes sem área dadora suficiente possam dizer adeus para sempre à alopécia.
Em suma, na Insparya estamos a caminho de compreender a complexidade da unidade folicular para encontrar uma solução definitiva para a alopécia em todos os casos. Assim, a nossa investigação está atualmente centrada nestes campos:
- O estudo das assinaturas moleculares das células do folículo piloso humano, como são alteradas pela alopécia androgénica e como respondem aos tratamentos farmacológicos. Tudo isto do ponto de vista da experiência da nossa equipa em abordagens multigenómicas.
- O desenvolvimento de ensaios celulares de alto rendimento para identificar novos compostos que sirvam para manter e/ou restaurar as propriedades indutoras de cabelo das células estaminais foliculares.
- Validação pré-clínica da eficácia de novos compostos para melhorar o ciclo de crescimento do folículo piloso. Para o efeito, utilizamos culturas de órgãos de folículos pilosos humanos e modelos animais.
- A integração dos conhecimentos gerados para melhorar a expansão das células do folículo piloso in vitro, mantendo o seu potencial indutivo para gerar pequenas células germinativas do folículo piloso com promessa clínica.
Além disso, graças a um estudo publicado na revista especializada Dermatological Surgery, criámos um protocolo para preservar as unidades foliculares extraídas durante o procedimento de transplante capilar. Desta forma, melhoramos os resultados dos transplantes realizados na Insparya.
Uma equipa de investigação com alianças de primeira linha
O Insparya Hair Science conta com cinco investigadores liderados pelo Dr. Carlos Portinha, Chief Clinical Officer da Insparya e coordenador da área de I&D. Na criação da unidade de investigação biomédica contamos com a colaboração de Elsa Logarinho, doutorada em Ciências Biomédicas pela Universidade do Porto, especialista em investigação do envelhecimento e estratégias de rejuvenescimento.
A nossa equipa trabalha no desenvolvimento da investigação biomédica em colaboração com o Instituto i3S para a Inovação e a Saúde. Este organismo é a soma de três institutos (IBMC, INEB e IPATIMUP) e três hospitais (CH S João, CH Porto e IPO), bem como de investigadores de várias escolas da Universidade do Porto (FMUP, ICBAS, FMDUP, FCUP, FEUP e FFUP).
Trata-se de uma colaboração muito valiosa para o desenvolvimento científico e tecnológico, que promove uma investigação verdadeiramente inovadora e internacionalmente competitiva, capaz de traduzir os seus resultados para a clínica.
Como não poderia deixar de ser, a investigação da Insparya reflete-se em diferentes publicações científicas produzidas pelos nossos médicos especialistas e intervenções em diferentes conferências internacionais do sector.
Outros projetos Insparya
Também graças ao compromisso com a investigação científica, a Insparya criou a sua própria linha de champôs. Sem parabenos, sem sal e sem álcool e com uma composição de ingredientes de alta qualidade, repletos de benefícios para a saúde capilar, complementam na perfeição os nossos tratamentos. É o caso da mesoterapia capilar, MesoHair+ e MesoHair+ Inicio, com uma formulação exclusiva com mais de 50 princípios ativos em alta concentração, todos eles destinados a combater a alopecia androgénica e a melhorar a qualidade do cabelo.
A mesoterapia é uma técnica de bioestimulação que utiliza microinjeções subcutâneas indolores para ativar biologicamente as células capilares e promover a produção de cabelos mais fortes e de melhor qualidade. A fórmula de Insparya contém ácido hialurónico, biotina, centella asiática, antioxidantes, proteínas, sais minerais, fatores de crescimento e inibidores da 5-alfa-redutase.
A mesoterapia, isoladamente ou em combinação com outros tratamentos, como o Active Plasma Insparya como apoio a um tratamento capilar, é uma ferramenta muito eficaz para melhorar a saúde do cabelo de homens e mulheres. Para além disso, também oferecemos um tratamento em casa com os mesmos ingredientes. Com mesoHAir + Home pode receber os benefícios da mesoterapia confortavelmente, sem a necessidade de receber injeções na clínica.
Na Insparya não estamos satisfeitos: somos o motor da mudança. Veja agora o que a tecnologia e a investigação podem fazer para que o seu transplante capilar seja um sucesso. Contacte-nos e obtenha um diagnóstico gratuito.